segunda-feira, 19 de novembro de 2012



Sobre a Conferência myMPel
Desde a 1ª edição, este modelo de conferência apresenta-se como um espaço de reflexão e partilha para toda a comunidade ligada ao elearning e à Pedagogia do elearning.
Acompanhei desde a 1ª edição, e a conferência apresenta-se mais como um ponto de encontro anual uma vez que acaba por ficar animado na altura da sua realização. Os interessados prosseguem eventualmente as suas actividades e partilhas noutros espaços.
Sobre os conteúdos
Os conteúdos inserem-se dentro das preocupações da edição do mestrado em curso na altura e tem um interesse acrescido para os estudantes e professores da edição em curso ou da anterior.
-Convidados externos têm a vantagem de alargar a visão. Em 2010, gostei particularmente da intervenção de Morten –Paulsen sobre os processos pedagógicos em elearning. Nesta última edição, o workshop sobre marketing digital da Clouts teve a vantagem de mostrar um aspecto ligado ao mundo das empresas e das suas preocupações.
-Produções internas. Grande variedade com um formato introduzido na 2ª edição: Pechas-Kuchas. Apesar das regras nem sempre serem  seguidas, obriga a entrar num espírito pouco comum em terras lusitanas: a síntese.  Os conteúdos revelam um excelente qualidade na sua globalidade.
Sobre os ambientes disponibilizados.
Não tive oportunidade de seguir online a realização da conferência em tempo real. Só posso ler e verificar a dificuldade expressa pelos colegas.  O respeito rigoroso dos horários tem que ser verificado e nem sempre se consegue. Digo isto porque estando presente fisicamente na sala pude constatar a impossibilidade de emissão. Os nossos ambientes são particularmente sensíveis ao uso das tecnologias mas o apoio técnico foi muito insuficiente nesse aspecto dos horários.
A página do myMPel  http://mympel2012.crowdvine.com/ é o lugar onde encontramos tudo o que podemos precisar acerca da conferência. Para mim é excelente. A particularidade de acesso à edições anteriores é uma mais –valia  apreciada e permite seguir muito facilmente o que se tem feito, é um ambiente de referência para voltar ao que se fez e conservar contactos.
O www.slideshare.net/MPeL permite o acesso aos materiais de suporte das intervenções na conferência. Tem 2 vantagens principais, o acesso a quem não pude aceder em tempo real, presencialmente ou online e permite uma certa descontracção a quem assiste e pode sempre voltar. Outra vantagem é a memória de um dia de conferência.
A página do facebook  http://www.facebook.com/MPeL.UAb é o ambiente social (no sentido lato do termo) onde se colocam e lêm mensagens rápidas e curtas de informação. Ultrapassa os” limites “ do mestrado já que vive pelas pessoas que passam a apropriar-se e muito bem, na minha opinião, a escrita desse espaço.

3 comentários:

  1. Cara Isabel,

    Parece-me que o modelo de conferência presencial/virtual do MPeL será o que melhor se adequa aos tempos que correm.

    Quanto aos Pechas-Kuchas, termo com que me familiarizei apenas este ano num dos MOOC em que participei, fiquei algo desapontada quando constatei que se tratava dum simples powerpoint
    sintetizado em 10 slides. Com tantas ferramentas Web 2.0 tão criativas, achei que se tratava de algo ultrapassado. O PREZI e as muitas ferramentas de mapa mental interativas que existem são de longe mais atraentes. Algumas ferramentas de mindmap têm já funcionalidades de apresentação, como é o caso do Mindomo.

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  2. cara I, A inovação da pecha-kucha não está no suporte em si, tem toda a razão, são slides, está na ideia de 20 slides por apresentador, 20 segundos para cada slide, perfaz um total de 6 minutos e 40 segundos. Esta ideia agrada-me porque deve permitir expor neste limite atribuido uma ideia ou algumas ideias num espírito sintetizador. Para mim é um bom exercício, das suas tentativas de aplicação saem por vezes demostraçoes bem tristes (por exemplo um apresentador a falar numa velocidade insuportável que quer a todo o custo dizer uma infinidade de coisas, o resultado é contraproducente) mas já assistí também a presentrações muito bem concebidas. è um exercício que vale a pena experimentar, já o fiz com os meus alunos e dá resultados muito bons, o trabalho de preparação é considerável e obriga a ser concisos.
    IsabelLe

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    1. Cara Isabel,

      É certo que poderá constituir um avanço quanto às leituras exaustivas de slides de texto a que alguns apresentadores se entregam, mas o powerpoint é uma ferramenta, para mim, um tanto ultrapassada.

      Praticamente deixei de a utilizar, preferindo o PREZI. Ultimamente quase só tenho utilizado o powerpoint combinado com outras ferramentas como o Voicethread ou o Knovio e alguns screencasts.

      E julgo que as ferramentas de mindmapping têm outro potencial para trabalhar com os alunos e ajudá-los a estruturar ideias.

      Mas é apenas uma opinião pessoal!

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