http://www.slideshare.net/isabellefr/mon-ple-1
O meu Ple (tarefa 2)
Seguindo um caminho de pesquisa de ferramentas para
visualizar o meu Ple, andei pelos caminhos da descoberta e da dúvida e dei por
mim a desenhar numa folha de papel o que tencionava colocar nalguma das
múltiplas e por vezes complicadas soluções digitais.
Até achei que o meu desenho em suporte papel não estava mal,
optei portanto por partilhar esta minha construção a partir do início. Peguei
numa folha amarela em branco e em sete etapas digitalizadas tentei mostrar a
construção.
O meu ambiente pessoal de aprendizagem foi nascendo pouco a
pouco ao longo do tempo. A data é importante porque o meu Ple está assim neste
momento, não foi assim e vai muito provavelmente mudar. A minha preocupação com
o que se faz com quem, com quê e com que ferramentas sempre foi latente nas
minhas navegações. As pessoas, os recursos e as ferramentas são de facto as 3
áreas a contemplar.
Nesta minha
visualização tentei sair desta restrição demasiado concentrada e evidenciar
aquilo que faço realmente. Existem dois movimentos unidireccionais para o “pesquisar”
e o “Google” onde vou buscar os recursos sem retribuir. Comunico com as pessoas seguindo 2 valências,
o síncrono e o assíncrono (as duas categorias de mensagens). As mais-valias que
me interessam mais, são a co-construção e a partilha de todo o tipo de documento,
é aí onde sinto realmente a minha existência na rede e são movimentos bidireccionais.
Acrescentei um “Google” e um “redes sociais “ pela densidade que contêm mas
foram referidos noutros momentos com características específicas.
As LMS foram o lugar das minhas construções formais como
aprendente, como professora e tutora; têm um lugar aparte pela característica
tão denunciada agora de fecho sobre si próprias. Já tive ocasião de aplicar
grelha de análise sobre o que acontecia nos fóruns formais de aprendizagem. A investigação
tinha a ver com o grau de construção de conhecimento que se atingia nestes
fóruns e uma das conclusões foi exactamente como contemplar tudo o que acontecia
por fora . Ao realizar esta análise surgiu esta preocupação: e se o que
aparecia nos fóruns não contemplasse realmente o grau de construção de
conhecimento dos aprendentes? Evidenciava então a necessidade de reconhecimento
da aprendizagem fora das plataformas formais mas sem chegar ao ponto de
eliminá-las, uma vez que apresentam vantagens reais de gestão.
Guardei mais uma valência chamada “projeto” porque é mesmo
isso, um projeto sujeito a modificações.
O meu processo ambiental está em construção, está vivo e vai
evoluir.
Esta ideia de fazer o PLE manual, acabou por sair muito interessante e personalizado :)).
ResponderEliminarParabéns :))