segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Mon Ple 2









http://www.slideshare.net/isabellefr/mon-ple-1


O meu Ple (tarefa 2)
Seguindo um caminho de pesquisa de ferramentas para visualizar o meu Ple, andei pelos caminhos da descoberta e da dúvida e dei por mim a desenhar numa folha de papel o que tencionava colocar nalguma das múltiplas e por vezes complicadas soluções digitais.
Até achei que o meu desenho em suporte papel não estava mal, optei portanto por partilhar esta minha construção a partir do início. Peguei numa folha amarela em branco e em sete etapas digitalizadas tentei mostrar a construção.
O meu ambiente pessoal de aprendizagem foi nascendo pouco a pouco ao longo do tempo. A data é importante porque o meu Ple está assim neste momento, não foi assim e vai muito provavelmente mudar. A minha preocupação com o que se faz com quem, com quê e com que ferramentas sempre foi latente nas minhas navegações. As pessoas, os recursos e as ferramentas são de facto as 3 áreas a contemplar.
 Nesta minha visualização tentei sair desta restrição demasiado concentrada e evidenciar aquilo que faço realmente. Existem dois movimentos unidireccionais para o “pesquisar” e o “Google” onde vou buscar os recursos sem retribuir.  Comunico com as pessoas seguindo 2 valências, o síncrono e o assíncrono (as duas categorias de mensagens). As mais-valias que me interessam mais, são a co-construção e a partilha de todo o tipo de documento, é aí onde sinto realmente a minha existência na rede e são movimentos bidireccionais. Acrescentei um “Google” e um “redes sociais “ pela densidade que contêm mas foram referidos noutros momentos com características específicas.
As LMS foram o lugar das minhas construções formais como aprendente, como professora e tutora; têm um lugar aparte pela característica tão denunciada agora de fecho sobre si próprias. Já tive ocasião de aplicar grelha de análise sobre o que acontecia nos fóruns formais de aprendizagem. A investigação tinha a ver com o grau de construção de conhecimento que se atingia nestes fóruns e uma das conclusões foi exactamente como contemplar tudo o que acontecia por fora . Ao realizar esta análise surgiu esta preocupação: e se o que aparecia nos fóruns não contemplasse realmente o grau de construção de conhecimento dos aprendentes? Evidenciava então a necessidade de reconhecimento da aprendizagem fora das plataformas formais mas sem chegar ao ponto de eliminá-las, uma vez que apresentam vantagens reais de gestão.
Guardei mais uma valência chamada “projeto” porque é mesmo isso, um projeto sujeito a modificações.

O meu processo ambiental está em construção, está vivo e vai evoluir.

1 comentário:

  1. Esta ideia de fazer o PLE manual, acabou por sair muito interessante e personalizado :)).
    Parabéns :))

    ResponderEliminar